Controladoria de Controle Interno - CCI

  

LEI Nº 2.036, DE 22 DE JUNHO DE 2009

Institui o Sistema de Controle Interno (SCI) do Poder Executivo, cria  a Controladoria de Controle Interno do Município (CCI) e dá outras providências.

 

CONTROLADORIA

A Controladoria de Controle Interno é um departamento do Governo Municipal responsável por assistir direta e imediatamente a Prefeita Municipal quanto aos assuntos que,  no âmbito do  Poder  Executivo Municipal seja relativo à defesa do  patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, prevenção, auditoria  pública e ouvidoria.

 

A CCI também deve exercer, como  órgão central, a supervisão técnica dos órgãos  que compõem o Sistema de Controle  Interno do Poder  Executivo Municipal, prestando  a necessária orientação normativa.

 

CONTROLADORIA

 

É um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração. A controladoria foi criada, instituida no muncípio em cumprimento com a Constituição Federal (1988) e Resolução 001/2009 do Tribunal de Contas do Estado, que “Dispõe sobre a criação, a implantação, a manutenção e a coordenação de Sistemas de Controle Interno nos Poderes Municipais e dá outras providências”.

 

O que se retrata hoje sobre o controle interno, é que veio para ser fiscalizador. Mas sua função atípica é de ser PREVENTIVO. No sentido, de se fazer a coisa certa antes que possa acontecer à errada. Buscando uma melhor qualidade e produtividade da Gestão Pública.

 

A Controladoria Geral de Controle Interno de Pesqueira foi criada pela lei municipal 2.036 de 22 de junho de 2009.

 

A controladoria é um departamento do Governo Municipal responsável por assistir direta e imediatamente a Prefeita Cleide Oliveira quantos aos assuntos que no âmbito do Poder Executivo Municipal sejam relativo à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria, prevenção e ouvidoria. Orientando normativamente as Secretarias desta administração.

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 

A reforma gerência da administração pública tem sido empreendida no sentido de assegurar mecanismos que possibilitem maior efetividade; eficácia e eficiência na gestão dos recursos públicos. Nesse sentido; o sistema integrado de planejamento e orçamento introduziu na administração pública.

 

EFICIÊNCIA: Habilidade para produzir, fazer mais com menos recursos ou tempo.

                   

EFICÁCIA: Atender requisitos ou atingir metas. Cumprir o cronograma de planejamento.

 

EFETIVIDADE: Difícil não é fazer o certo, é saber o que é certo. Fazer o certo na hora certa. Em um aprendizado continuo.