Pesqueira Cultural
Cidade da Renda
Hoje, a Renda Renascença está nos quatro cantos do Brasil e do Mundo. As peças são feitas e admiradas por todos com suas técnicas diferentes, trabalhandas e belíssimas para usar.
A Renda Renascença este presente no mundo da moda, unindo a delicadeza e o belo do universo, que tem seus pontos de renda mesclados a elementos culturais do Nordeste, em uma combinação de estilos entre o clássico e o contemporâneo.
Carnaval dos Caiporas
Pesqueira criou uma marca para a folia de Momo: O Carnaval dos Caiporas. As ruas ficam tomadas pelos foliões que vem de todos os lugares para brincar um dos melhores carnavais do Estado de Pernanmbuco. Frevo, Samba, Maracatu, Axé e outros ritmos se misturam, promovendo espetáculos de cores e festas para encher os olhos. Com a participação de mais de 90 agremiações e expressões culturais e um público de 180 mil pessoas.
São João Forró Família
O São João de Pesqueira é uma festa com o legítimo Forró Pé de Serra. Os festejos ganharam um novo layout e desde 2008 é denominado São João Forró Família, onde na Praça Dom José Lopes é montado a Vila do Forró, com concursos de quadrilha, apresentação de grupos folclóricos, cantadores de forró e muita alegria.
Pesqueira Cultural
Terra de Cultura
A Cultura Popular, é o conjunto formado por todos as formas de expressões de um povo: fala, gestos, festas, literatura, música, dança, lendas e crenças, nesse quesito Pesqueira também é destaque.
Cambindas Velhas
Grupo de Maracatu, fundado em 1909 pelo Sr. Pedro Lopes. É uma dança de desfile dos negros que ao chegarem ao Brasil popularizou de Cambindas. Na sua apresentação, são homens com vestes brancas femininas, cantando e dançando músicas de origem afrcana, formando um conjunto harmonioso e de rara beleza. As Cambindas Velhas é o grupo mais antigo do interior de Pernambuco e único do gênero, onde completou 100 anos no Carnaval de 2009.
Sítio Guarda
O local fica a 1000 metros de altitude em relação ao nível do mar, localizado na Vila de Cimbres, está o Santuário com suas escadarias que levam ao local onde em 1936 foi relatada a única aparição de Nossa Senhora das Graças reconhecida no Brasil pelo Vaticano.
Para chegar ao lugar que fica em uma gruta montanhosa, é preciso subir mais de 300 degraus. No percurso existem pinturas em cerâmicas simbolizando a Via Sacra de Jesus. Muitos Cristãos visitam o Santuário e diante da imagem da Santa fazem pedidos, acendem velas e agradecem pelas graças alcançadas. No local da aparição de Nossa Senhora das Graças, mina água que de gota em gota nunca para de fluir, mesmo em períodos de seca.